Mal estar na civilização
ADILMEIRE ROSA VILAS BOAS
CLARA PATRÍCIA SCHUHLI DE SOUZA
FERNANDA AGIBERT ELIAS
PRISCILA GOMES
O MAL ESTAR NA CIVILIZAÇÃO
CAPÍTULO 03
Curitiba 2012.
ADILMEIRE VILAS BOAS
CLARA PATRÍCIA SHUHLI DE SOUZA
FERNANDA AGIBERT ELIAS
PRISCILA GOMES
O MAL ESTAR NA CIVILIZAÇÃO – CAPÍTULO 03
Trabalho apresentado à disciplina de Psicanálise II do 3º período do curso de Psicologia da Faculdade FACEL. Orientadora: Professora Maria Augusta Ferraro.
CURITIBA
2012
Conteúdo
INSTRODUÇÃO 4
CAPÍTULO 03 5
INSTRODUÇÃO
Freud nos mostra o desejo que temos de tentar “controlar” tudo o que está a nossa volta, incluindo a própria natureza. Irá nos explicar o porque o ser humano não consegue ser realmente feliz, e nesta explicação nos apresentará os três principais motivos.
CAPÍTULO 03
Freud ao iniciar o capítulo três ele faz uma pergunta: Por que é tão difícil para o homem ser feliz?
E ao respondê-la, ele mesmo explica o porque do sofrimento humano, promovido por três grandes fontes: o poder superior da natureza, a fragilidade do próprio corpo e a inadequação das regras:
Somos impotentes em relação às duas primeiras fontes, não podemos influenciar no poder da natureza, ela tem vontade própria e mesmo tentando ajudar ou prever o que pode acontecer daqui um dia estamos sujeitos a errar, pois a natureza e indomável. E o nosso corpo? Toda a fragilidade dele nos faz pensar que somos pequenos e impotentes, pois não podemos interferir no ciclo da vida, nascemos, crescemos e morremos, e isso não pode ser mudado de ordem, o que nos mostra que por mais que tentamos lutar contra a fragilidade dele seremos sempre mal sucedidos nisso. Já o que se diz a respeito da terceira fonte é que a influenciamos diretamente, pois estamos sempre à procura da felicidade e pra isto queremos sempre o “melhor” ao nosso ver, um emprego melhor, um salário maior, um carro caro e um sapato de marca, uma roupa de