Mal de Parkinson teoria
Laura Mariane Rodrigues Dias
O que é doença de Parkinson?
• A doença de Parkinson (DP) ou Mal de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central (SNC), crônica e progressiva, raramente acontece antes dos 50 anos, comprometendo igualmente ambos os sexos, é caracterizada por:
•
•
•
•
Rigidez muscular
MUHAMMAD ALI
PORTADOR
DO MAL DE PARKINSON
Tremor de repouso
Hipocinesia (diminuição do movimento)
Instabilidade corporal
Como se desenvolve?
• A anomalia principal consiste numa perda de neurônios de uma área especifica do cérebro que produzira a diminuição de uma substância chamada DOPAMINA, alterando os movimentos chamados extras piramidais (não voluntários).
Sabe-se que os sintomas da doença devem-se a degeneração dos neurônios da substancia negra, no entanto na maioria das vezes, é desconhecido o motivo que leva a essa degeneração.
Doença de Parkinson Epidemiologia
A doença de Parkinson é uma das doenças neurológicas mais comuns dos dias de hoje. Estudos estatísticos quanto à prevalência, que é o total de casos em uma população em um determinado período mostram que existem cerca de 180 a 250 doentes por 100.000 habitantes. Quanto à incidência, que é número de casos novos de uma doença dentro de um período, estima-se em 100 a 200 casos por cada 100.000 habitantes. Com o aumento da idade acomete cerca de 1-3% da população acima dos 65 anos.
No Brasil existem poucas estatísticas. Um estudo epidemiológico realizado na cidade de Bambuí em Minas Gerais encontrou uma prevalência de 3,3% em pessoas com idade acima de 65 anos.
A doença de Parkinson está presente em todas as regiões do planeta, acomete homens e mulheres e atinge todas as raças e todas as classes sócio-econômicas.
Os sintomas geralmente se iniciam após os 50 anos, com média aos 50 anos.
Algumas pessoas podem iniciar os sintomas antes dos 40 anos e então chamamos de doença de Parkinson de início precoce.
Os fatores que