mal da civilização
RESENHA
RAMMINGER, Tatiana. Psicologia comunitária X assistencialismo: possibilidades e limites. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 21, n. 1, Mar. 2001 .
CREDENCIAL DA AUTORA
Tatiana Ramminger é psicóloga da equipe da Coordenação da Politica de Atenção Integral à Saúde Mental do Estado do RS.
O artigo Psicologia comunitária x assistencialismo: possibilidades. Foi escrito a partir de uma experiência de estágio em psicologia comunitária em agosto de 1998 por Tatiana Ramminger, tal estágio foi desenvolvido no decorrer do primeiro semestre de 1998, no CEVI (Centro de Comunidade Vila Ingá) - um dos Centros de Comunidade da FESC (Fundação de Educação Social e Comunitária) - autarquia responsável pelas políticas de assistência social do município de Porto Alegre, atualmente denominada FASC - Fundação de Assistência Social e Cidadania .
No artigo, a autora discute e questiona os objetivos e resultados do “assistencialismo” e o quanto isso afeta as equipes que trabalham nesses locais e dos usuários dessas instituições e o fazer do psicólogo na comunidade.
A autora aborda que durante todo estagio sentia-se incomodada por ver tanta miséria e a maneira que ela lidava com isso. Com isso ela percebeu que o sentimento de assistencialismo acaba tomando conta de muitos profissionais que trabalham na comunidade, querem salvar a população, da desorganização, do subdesenvolvimento, da rua, e muitos acabam se sentindo feliz por ver essa bondade e solidariedade, sentindo que podem fazer algo de bom pra essa população.
Muitos se esforçam para não deixar ninguém desamparado, querendo livrar o outro da miséria, deduzimos que a falta do outro é a nossa falta o que acaba levando muitos profissionais a frustação, certa impotência ao ver que a população pode não aproveitar o que eles estão oferecendo. Ao levar esses nossos ideais, fazemos da demanda, além de