maketing
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
MARKETING
RESOLUÇÃO CASO PRÁTICO
DIOGO VICENTE Nº33662
LUÍS CONCEIÇÃO Nº33607
PEDRO SANTOS Nº33640
1. Dê exemplos, diferenciando os 3 conceitos, de necessidades, desejos e procuras que os clientes da Build-A-Bear demonstram. Quais são as consequências de cada um dos 3 conceitos nas ações da Build-A-Bear?
O conceito de necessidades em Marketing é explicado como “exigências humanas a níveis físicos (ex: comer, coforto), sociais (de afecto; pertença) e individuais (de livre-expressão; gosto próprio). A empressa não criou nenhuma neccisade, visto que é comum as crianças (publico-alvo) terem peluches, a Build-A-Bear veio introduzir no mercado um novo conceito de peluches, em que a novidade está na experiencia da personalização do peluche pela criança. Cativadas pela experiencia que a marca proporciona, a necessidade da criança é revestida pelo desejo de ter aquele peluche.
Desejo é a “forma como as necessidades se revestem, moldadas pela cultura e pela personalidade”. Esta marca cria nas crianças o desejo de terem um peluche com o qual se identifiquem e reflitam a sua personalidade, conseguido através de todo o processo de personalização do peluche (desde encher a cozer).
Quando suportados pelo poder de compra, os desejos tornam-se procura. As pessoas procuram produtos com os benefícios que lhes trazem maior valor e satisfação, este é um dos pontos fortes da marca: a sua relação felicidade/preço é bastante elevado, pois a criança sai da loja satisfeita com o seu peluche personalizado e os pais igualmente satisfeitos devido ao preço relativamente baixo do produto.
2. Descreva, com detalhe, todas as facetas do produto da Build-A-Bear. O que está a ser trocado nas transações com a Build-A-Bear? Justifique.
O processo de personalização do produto (uma linha de montagem apropriada para crianças, com postos de trabalho devidamente identificados, que vão desde