Maka na Contempo
1043 palavras
5 páginas
Makarenko na contemporaneidadeNa atualidade, Makerenko, tem sido muito usado em alguns movimentos sociais, principalmente no MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra –, portanto é necessário que saibamos melhor sobre quais ideais esse movimento se consolida.
O MST tem por objetivo mor a luta pela reforma agrária, pelo direito coletivo dos meios de produção e a democratização do poder político e da propriedade, ou seja, pelo direito à terra e a uma sociedade mais justa, onde esse processo só poderia ocorrer por meio da luta de classes. Então o movimento não está ligado apenas a conquista da terra, mas está engajado na luta pela transformação da lógica capitalista, onde a classe hegemônica determina a realidade. É preciso dizer que a luta pela terra aparece no Brasil muito antes do inicio do MST (1979), ela se apresenta desde a colonização, onde os índios demonstram resistência em deixar as terras para os portugueses. O MST ajuda a organizar os trabalhadores rurais em prol da luta de seus ideais, onde cria algumas frentes que irão ajudar na sistematização de sua organização, uma delas é a educação, sendo ela dividida em duas vertentes, formal e informal, deve ser oferecida à todos (crianças, jovens e adultos) e ao mesmo tempo a formação é algo imprescindível, pois é ela que vai atribuir o caráter educacional, isto é, política e militância.
Tais características exigem uma organização rigorosa que corrobore a efetivação da luta, portanto a disciplina é algo vital que faz parte a essência do movimento, assim Luiz Bezerra Neto afirma que:
Para a realização do processo de ocupação e manutenção de terras, o MST entende ser fundamental o exercício da disciplina, pois acreditam que, nesse processo, quase sempre há a necessidade do enfrentamento direto com uma organização militar extremamente disciplinada. Por isso, o MST, nos momentos de despejo das áreas ocupadas, exige de seus militantes a mesma disciplina dos militares, visto que somente assim poderá