Mais tempo na escola
O projeto mais tempo na escola vem abrangendo crianças carentes, com isso ajudam pais que precisam trabalhar e não tem onde ou com quem deixar seus filhos. As crianças acolhidas nesse projeto recebem alimentação adequada e diversas atividades extracurriculares.
A escola Municipal Olímpio José Joaquim situada na cidade de Itajubá MG vem trabalhando duas turmas com idade de 6 a 9 anos no período integral. Apesar de a escola ser de um porte pequeno com apenas 3 salas de aula, biblioteca e quadra esportiva , se divide para ajudar a comunidade carente a sua volta.
A escola é dirigida pela Professora Ma. Adriana Carla de Castro Silva vem trabalhando com atividades extracurriculares como: capoeira, xadrez, recreação, dança, leitura e artes manuais como bordados que estão sendo realizada com ajuda de voluntários.
Os voluntários recebem uma ajuda de custo de 240 reais por mês, que vem do Programa Dinheiro Dentro da Escola oferecida pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O repasse é para cobertura de despesas de custeio e capital destinado a todas as escolas do programa. A verba pode ser empregada numa série de ações: aquisição de materiais de consumo, contratação de serviços, ressarcimento de despesas com transportes, pagamento de voluntários, monitores. O valor do repasse, em cota única, varia de R$ 3 mil a R$ 9 mil por escola, de acordo com o número de estudantes registrados no censo escolar no ano anterior. O recurso é para seis meses.
Com a autorização da escola podemos acompanhar uma aula extracurricular de dança, oferecida pela voluntaria Karoline Celestino Marques, aluna do segundo período de educação física da FUPAC Itajubá.
Podemos observar que os alunos atendidos são de famílias carentes, não só de carência aquisitiva, mas também afetiva. Chegamos á essa conclusão ao ver o modo com que as crianças se comportavam com a voluntária.
A turma acompanhada varia a idade das crianças entre 6 a 9 anos contendo