Mairon
GESTOR FINANCEIRO
Podemos encontrar usuários de contabilidade que são todas as pessoas físicas ou jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação e no desenvolvimento da entidade. Podemos citar como exemplo de tais pessoas: os administradores, os sócios e acionistas da entidade, o governo, os bancos etc. Notemos que, nesse aspecto, temos tanto usuários internos como usuários externos que se interessem, cada um a seu modo, pelas informações contábeis como um todo.
Podemos citar que os usuários externos são aqueles que se utilizam dos relatórios formatados pelos órgãos reguladores da profissão; acionistas e investidores ; instituições financeiras; fornecedores; órgãos públicos; sindicatos e o mercado em geral. São aqueles que não atuam diretamente na empresa, mas que externamente querem ter conhecimento da situação patrimonial.
Já os usuários internos são aqueles que, por atuarem na atividade da empresa, além de utilizarem os relatórios normalizados, também solicitam e utilizam relatórios específicos: administradores; encarregados; diretoria e pessoal interno em geral. São aqueles que por estarem fazendo a gestão da entidade necessitam de informações especificas e detalhadas.
Podemos também ter o objetivo da contabilidade em relação a empresa consiste na produção de informações capazes de suprir as necessidades especificas da cada usuário, como reflexo nas decisões a serem tomadas. Os procedimentos contábeis estabelecidos na formação dessas informações estão diretamente vinculados a abordagens contextuais relativas as metodologias contábeis de pesquisa. Como o modelo contábil não se caracteriza apenas em uma abordagem, cabe a conceituação dos principais enfoques : fiscal, legal, ético, econômico, comportamental e estrutural, para tanto,