Maioridade penal
Se levarmos em consideração o que essa opinião nos propõe, encontraríamos mais lá na frente, um caos no sistema presidiário. O sistema de cárcere brasileiro não suportaria tantos detentos sem contar outras inúmeras falhas que essa “solução utópica” nos traria.
Primeiramente deve-se observar as várias estatísticas que se pode acessar atualmente com esse dilema da redução da maioridade penal. Pois o assunto está em alta. Como por exemplo:Do número de menores em cumprimento de medidas sócio educativas no Brasil, somente 1,6% cometeu homicídio. Isso justifica diminuir a idade penal? Além do mais quanto isso custaria aos cofres públicos? Creio que muito. Pois não há nenhuma garantia de que irá haver diminuição na violência. Muitos usam o argumento de que se os jovens a partir de 16 anos podem votar, podem assumir a responsabilidade por seus atos criminosos. Então isso significa dizer que eles serão também autorizados a dirigir um veículo, ser votados para um cargo político, assumir um empregos e até cumprir as funções de um policial. Não será um contrassenso negar-lhes esses direitos? A questão é que a redução da maioridade é o próprio estado assinar sua ineficiência.
75% da população brasileira é a favor desta medida e a maioria dessa porcentagem inclui políticos, acontece que pelo que vejo, isso é mais uma medida pra maquiar os problemas pois assumir uma outra posição lhe custaria muito tempo, ecomo essa medida é pra longo prazo, nenhum político se propõe a fazer isso por que os resultados não virão nos seus mandatos,o que não seria de