Maiores e melhores empresas 2011
Trabalho de pesquisa sobre as Maiores e Melhores empresas de 2010
Setor de Serviços
Professor: Calixto Jr.
Alunas:
Camila Patekoski Marcusso – RA:
Flavia Muraro Teles – RA: 21149878
Maria Nazaré Patekoski Marcusso – RA:
Sorocaba, 16 de abril de 2012.
1. Cenário econômico em 2010
A economia é fundamental para definir o bem estar das pessoas, para gerar renda e emprego, para elevar o progresso das pessoas, das empresas e dos países. Enfim, a economia deve ser levada em conta em muitos aspectos das vidas das pessoas e das instituições porque é a essência da geração de recursos necessários para a continuidade da vida de todos com a mesma aparência que conhecemos atualmente. A vida das pessoas sem as empresas, bancos, governos e outras instituições estariam sujeitas ao caos. Todas as pessoas fazem as contas no final do mês ou do ano de quanto ganharam e muitas vezes fazem comparação com o ano anterior para verificar se ganharam mais ou ganharam menos. O mesmo ocorre com as empresas, governos, instituições em geral e países.
O crescimento da economia brasileira em 2010 foi de 7,5%, a maior taxa em quase duas décadas e meia, e esse resultado foi proporcionado pelo crescimento de 6,5% na agropecuária, 10,1% na indústria e de 5,4% nos serviços. O valor total do PIB brasileiro foi de R$ 3,675 trilhões. E para se ter uma ideia melhor o conjunto formado pelas 500 maiores empresas do país faturou 1,3 trilhão de dólares, 9,5% mais que em 2009 e mesmo com o real valorizado, o país exportou 202 bilhões de dólares, um recorde.
No setor industrial, as maiores taxas de crescimento foram na extração mineral que cresceu 15,7%, construção civil 11,6% e na indústria de transformação que aumentou 9,7%. No setor agropecuário, os maiores aumentos foram na produção de soja que cresceu 20,2%, trigo com aumento de 20,1% e café com aumento de 17,6%. O setor de serviços, que foi o setor que menos cresceu na economia brasileira em 2010, teve mesmo