Mainframes
A análise histórica da sociedade mostra muito claramente as sucessivas revoluções pelas quais ela tem passado. Novos valores surgiram em um mundo cada vez mais dominado pelas tecnologias provenientes dos avanços da microeletrônica e das telecomunicações.
O advento dos primeiros computadores e Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados trouxeram inúmeros benefícios para a civilização moderna, mas, por outro lado, acendeu uma preocupação pouco latente nos indivíduos: a segurança desses sistemas. Essa inquietação, com o passar do tempo, aumentou consideravelmente, uma vez que, hoje, as tecnologias da informação tornaram-se fator de poder para as pessoas e organizações.
Apesar do surgimento dessas novas necessidades, a segurança continua sendo uma área freqüentemente negligenciada dos servidores de banco de dados e de tecnologias computacionais em geral. Hoje, com a crescente disponibilidade de informações e conteúdo dinâmico em tempo real na Web, torna-se cada vez mais necessária a implementação de padrões de proteção que assegurem a qualidade, disponibilidade e integridade do servidor e, conseqüentemente, dos dados armazenados nos SGBD’s.
Este artigo tem como objetivo apresenta os mecanismos de segurança presentes na versão 5.0 do SGBD MySQL e as implementações necessárias a fim de se garantir níveis de proteção adequados para esse SGBD.
O motivo para a confecção deste artigo é evidenciar como tais mecanismos e implementações podem reduzir os riscos de ataques remotos e acessos não-autorizados que afetam diretamente a integridade do servidor de banco de dados MySQL 5.0 e dos dados contidos nele.
O restante deste artigo está organizado da seguinte forma: na seção 2.0 será apresentado o histórico do MySQL, características, vantagens e alterações nas suas distribuições. Na seção 3.0 serão expostos os parâmetros gerais de segurança lógica no MySQL 5.0, como tornar o SGBD mais seguro contra ataques remotos, opções de inicialização segura e funcionamento do