Mail Cleaner
Introdução
A ferramenta anti-spam Mailcleaner é uma solução criada sobre a distribuição Debian. Esta ferramenta é instalada em um servidor a parte e compreende os principais softwares tais como Mailscanner, Clamav e SpamAssassin junto com uma interface administrativa via web para grande parte das configurações. Nesta documentação iremos descrever rotinas administrativas para a versão Community 2012.5 tais como adicionar domínios, whitelist e blacklist, visualização e customização de pontos (scores) dos filtros anti-spam, bloqueio de anexos, consulta aos e-mails recebidos, relatórios de quarentena e outras.
Meios de Acesso O acesso as configurações se dá através da interface web e via SSH. Pela interface web temos dois tipos de acesso: Administrativo e Usuário. Para o acesso administrativo via web, digite http://IP_DO_SERVIDOR/admin. Utilize o usuário admin e a sua senha administrativa configurada na instalação. Para o acesso SSH, utilize o login root com a senha administrativa configurada na instalação conectando-se a porta padrão. Para acessa o modo usuário, basta digitar no navegador o endereço http://IP_DO_SERVIDOR/. Utilize o e-mail completo e senha para acessar. Caso já tenha configurado seu servidor DNS, utilize o nome do hostname ao invés do ip do servidor. Rotinas Administrativas Consulta aos e-mails recebidos Esta consulta rastreia todo e qualquer e-mail recebido, a pontuação anti-spam computada, os filtros aplicados e as ações tomadas.
1) Efetue o acesso administrativo via web;
2) Vá até Management, Tracing;
3) Único filtro obrigatório é o de domínio. Os demais são facultativos.
Whitelist e Blacklist Apesar de haver essa configuração via web e por usuário, na versão Community até o momento não funciona as configurações aplicadas. Para corrigir isso, somente temos disponível na forma global, ou seja, uma única lista de whitelist e blacklist para todos os domínios