magnésia
DEPARTAMENTO DE FORMAÇÕES DE PROFESSORES, LETRAS E CIÊNCIAS.
COORDENAÇÃO DE BIOLOGIA E QUÍMICA
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA EXPERIMENTAL
PROF. Dr. JOAQUIM SOARES DA COSTA JÚNIOR
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
DETREMINAÇÃO DOMg(OH)2 NO LEITE DE MAGNÉSIA.
Neyrilane Rodrigues Silva
TERESINA, 2012
RESUMO
Na determinação de hidróxido de magnésia em leite de magnésia, primeiramente titulamos com HCl, e depois com NaOH ( titulação retorno), o experimento foi realizado em triplicata e no entanto obtivemos os seguintes valores, pesagem 1= 0,4058 g (9,3 ml), 2 = 0,7036 (9,5 ml), 3 = 0,4155 (9,0 ml), apresentando um teor médio de 10,85% de Mg(OH)2 no leite de magnésia.
INTRODUÇÃO
O preparo de uma solução envolve o uso de uma outra solução, feita a partirde uma substância no estado sólido, de modo que se possa saber com exatidão suaconcentração. Essa solução, chamada de padrão primário, é utilizada para averificação da solução problema. A esse processo de verificação da concentraçãodá-se o nome de padronização.
Um padrão primário é uma substância empregada como titulante em umaanálise volumétrica. Deve possuir uma concentração exata para que seja possível adeterminação fidedigna da concentração de outras substâncias ou ainda parapadronização de outras soluções titulantes, denominadas padrões secundários. Parauma substância ser considerada um padrão primário ele deve possuir algumascaracterísticas, tais como: grau de pureza superior a 99,95% (obtida normalmentepor recristalização); de fácil secagem (dessecação); estável tanto em solução comono estado sólido; não higroscópico, nem reagirem com substâncias existentes no ar;não reagir com a luz; elevado peso molecular; não volátil; baixo custo e fácil acesso (MENDHAM Et Al, 2002).
A titulação