Magnetismo
CAMPO MAGNÉTICO DE UM ÍMÃ
1 - DEFINIÇÃO
Magnetismo é a parte da Física que estuda os materiais magnéticos, ou seja, que estuda materiais capazes de atrair ou repelir outros que ocorre com materiais eletricamente carregados.
A primeira referência conhecida sobre uma substância capaz de atrair outras é a de Tales de
Mileto (600 A.C.) em uma de suas viagens a Ásia (na época província da Grécia) para Magnésia (nome da região da Ásia) constatou que pequenas pedrinhas estavam sendo atraídas na ponta de ferro do seu cajado. Então estudou tal fenômeno e descobriu o magnetismo e a eletricidade.
O magnetismo terrestre é causado pela movimentação de seu núcleo que é supostamente dividido em uma parte sólida e uma líquida, ambas compostas de ligas magnéticas de ferro, em que a movimentação da parte líquida em relação à parte sólida, causa a indução de um campo magnético muito forte no núcleo que é quase totalmente barrado pelo manto, composto principalmente de material eletricamente isolante. Assim, apenas uma parte desse poderoso campo pode ser percebida acima da superfície. O magnetismo terrestre tem o seu pólo sul magnético próximo ao pólo norte geográfico, assim também como o pólo norte magnético é próximo do pólo sul geográfico, com estes dois pólos magnéticos interagindo da mesma forma que os pólos de um imã.
2 – O MAGNETISMO NA CIÊNCIA E TECNOLOGIA
- Engenheiros nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova liga magnética permanente que mantém sua força magnética até 200º C. A nova liga permitirá a construção de motores elétricos mais eficientes e poderá ser crucial para a adoção em larga escala dos veículos elétricos, que exigem motores potentes e de alta durabilidade.
- “Recentemente, cientistas norte-americanos, desenvolveram o ferropapel”, que consiste em um papel magnético com potencial para ser utilizado na construção de micromotores de baixo custo para uso em robótica, instrumentos cirúrgicos, pinças minúsculas para estudar células individuais e até