Magnetismo e Eletromagnetismo
MAGNETISMO E
ELETROMAGNETISMO
Elaborada pelo Instrutor Jorge Luiz da Costa Ayres
1o semestre de 2005
MAGNETISMO
NATUREZA E PROPRIEDADES
Magnetismo é uma força que tem origem na estrutura atômica da matéria. Existe um minério de ferro muito comum no Brasil, chamado magnetita, o qual apresenta o magnetismo natural. Os ímãs usados atualmente, são todos fabricados pelo homem, por isso chamados de ímãs artificiais. Eles são compostos de várias ligas contendo elementos como o cobre, níquel, alumínio, ferro e cobalto e, são muito mais fortes que as pedras magnetitas naturais.
Os materiais magnéticos mais comuns são o aço e o ferro. Os ímãs permanentes são os formados pelos materiais magnéticos duros, como o aço cobáltico, que mantém o seu magnetismo quando o campo magnetizador é afastado. Esse magnetismo é chamado de magnetismo residual. Os que são incapazes de manter esse magnetismo após o afastamento do campo magnetizador, são chamados de ímãs temporários.
PÓLOS MAGNÉTICOS
A força do ímã se concentra sobre as suas extremidades, que são chamadas de pólos. Todo ímã tem um polo norte e um polo sul, tendo como referência os pólos geográficos da terra.
O polo norte do ímã é aquele que é atraído pelo polo norte geográfico. No centro do ímã , encontra-se a zona neutra, onde não existem forças de atração. Se um ímã for subdividido em vários pedaços, estes apresentarão também um polo norte e um polo sul. Isto é possível, porque cada ímã é composto de inúmeros pequenos ímãs parciais chamados de ímãs moleculares ou domínios. Aproximando-se dois pólos magnéticos, observa-se que:
Pólos de mesmo nome se repelem, e de nomes diferentes se atraem.
CAMPO MAGNÉTICO
Todo ímã contém um campo magnético no qual a força magnética atua. A configuração deste campo, é representada por “linhas de campo” que saem do polo norte e entram