magnetismo e eletrecidade
Para entendermos essa relação é preciso primeiro entender o básico sobre o que é cada um:
Eletricidade: É a passagem de corrente elétrica, ou seja, de elétrons por um determinado circuito.
Magentismo: Simplificando, seria como um fluxo ordenado de elétrons, isto é, um deslocamento direcionado das cargas elétricas. Um imã é capaz de ordenar os elétrons de um corpo.
Como pode ser visto ambo têm relação com o movimento de elétrons.
Agora vamos pensar: quando aplicamos uma certa ddp com uma certa intensidade sobre um fio condutor, os elétrons vão passar pelo fio, em um sentido ( que varia dependendo de como as pontas estão carregadas). Esse movimento gera um campo magnético pois ordena os elétrons em volta, pois os que passam pelo fio estão passando em uma determinada direção. Ou seja, eletricidade gera campo magnético, nesse caso chamdo de eletromagnético, já que precisa de uma fonte de energia elétrica para ser magnético.
O caminho inverso támbem é possível: gerar eletricdade usando magnetismo. Como foi dito, um imã é capaz de direcionar os elétrons. O imã ao ser passado sempre em UM mesmo sentido perto de um metal, vai fazer com que seus elétrons se movimentem no sentido em que ele é passado, gerando assim um fluxo de elétrons, ou seja, corrente elétrica. Muitos geradores de energia se baseiam neste esquema para gerar eletricidade.
Embora possam se manifestar independentemente, os campos magnéticos sempre estão associados aos elétricos. A razão é que um campo elétricos é criado pela carga, um dos atributos básicos da matéria, assim como a massa. Quando a carga se movimenta devido ao movimento do corpo ou da partícula que a contém surge o campo magnético. Em princípio, tudo o que existe deveria possuir campos porque a matéria é formada por átomos, que possuem cargas em movimento. Mas em geral os campos gerados pelas cargas se anulam uns aos outros. Um bom exemplo de campo que não se anula são os ímãs: seus