Magnesita
A magnesita é um mineral composto de carbonato de magnésio, utilizado principalmente na fabricação de refratários básicos e de diversos compostos químicos.
A calcinação do mineral pode ser feita nas temperaturas de 800oC e 2.000o C. No primeiro caso, produz-se a chamada magnésia cáustica utilizada na fabricação de cimento sorel, fertilizantes, indústria química, etc. Esse material contem 95% de MgO e SiO2 inferior a 2%.
A calcinação do mineral na temperatura de 2.000o C resulta no sinter, empregado na fabricação de refratários básicos para a siderurgia, indústria de cimento, vidro, etc. Esse produto contém 94% MgO; 1,5% de SiO2; 2% Fe2O3 e densidade aparente superior a 3,3 g/cm3
.
Magnesita
2.0 USOS
Os usos da magnesita são bastante amplos, é uma matéria-prima com um campo de aplicação bastante diversificado, e utilizado na obtenção de magnésio metálicos e compostos tendo na indústria de refratário a sua principal área de concentração, alem de aplicações nas industrias farmacêutica e química.
Refratário na Indústria Siderúrgica
3.0 RESERVAS MINERAIS
As reservas mundiais de magnésio contido são aproximados a 3,8 bilhões de toneladas, destacando-se como maiores detentores: China (22,2%), Coréia do Norte (19,4%), Rússia (18,8%) e Brasil (8,9%). A quase totalidade das reservas nacionais desse bem mineral está localizada na Serra das Éguas, em Brumado, no Estado da Bahia.
Mina de Magnesita em Brumado (BA)
O Brasil é detentor de algumas das melhores jazidas de Magnesita em termos de qualidade do mundo, estando toda potencialidade disponível restrita à Região Nordeste do País, mas especificamente nos Estados da Bahia e Ceará.
Depois da Bahia, apenas o Ceará possui depósitos significativos de Magnesita de interesse econômico, sendo as mais importantes jazidas concentradas na região