Magnesita
Magnesita
Luís Rodrigues Armôa Garcia 1
Paulo Roberto Gomes Brandão 2
Rosa Malena Fernandes Lima 3
1. I NTRODUÇÃO
A magnesita é um mineral industrial que apresenta uma série de aplicações em diversos segmentos da indústria. O Brasil, mesmo não sendo um dos maiores países em reservas e produção, mostra uma posição importante em relação a ambas. A produção brasileira provém quase exclusivamente de
Brumado, no sul da Bahia. A principal aplicação da magnesita no Brasil está na produção de refratários, sendo a magnésia cáustica o segundo uso industrial.
O magnésio é o oitavo mais abundante dentre os elementos que formam a crosta terrestre, constituindo 2% da mesma e ocupando, ainda, a terceira posição dentre os elementos dissolvidos na água dos mares. Embora seja encontrado em mais de 60 minerais, somente dolomita, magnesita, brucita, periclásio (MgO), carnalita e olivina (forsterita) são de importância comercial.
Magnésio e seus compostos são também extraídos a partir de água do mar e salmouras de poços e lagos. A produção comercial a partir de magnesita, no entanto, é no presente a mais econômica.
A principal utilização do magnésio, normalmente sob a forma de óxido, é como material refratário em revestimento de fornos para a produção de ferro e aço, metais não-ferrosos, vidro e cimento. Óxido de magnésio e outros compostos são ainda usados em agricultura, indústria química e na construção.
Em ligas com o alumínio, o magnésio é usado em componentes estruturais de automóveis, máquinas e latas para bebidas.
A maior parte da produção mundial de magnesita provém da China,
Coréia do Norte, Rússia e Turquia. Juntos, estes quatro países responderam por
1
Engenharia Geológica/UFOP, D.Sc./UFMG. Pesquisador do CDTN – CNEN.
Engo de Minas/UFMG, Ph.D/UBC, Canadá, Professor do Departamento de Engenharia de Minas/UFMG.
3
Enga de Minas/UFOP, D.Sc. em Tecnologia Mineral/UFMG, Professora Adjunta do Departamento de
Engenharia de