Magistratura
Universidade do Sul de Santa Catarina
MAGISTRATURA
Alunos
Resumo: Neste trabalho acadêmico falaremos sobre a carreira jurídica da Magistratura. Mostraremos informações e traremos a tona o que é esta profissão, suas funções, como se pode ingressar, citaremos, também, as diferentes áreas para atuar e finalizamos com algumas curiosidades. Informações baseadas em pesquisas na internet e em uma conversa/entrevista com um Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina realizada no mês de maio, na cidade Florianópolis.
Palavras-chave: Magistratura; carreira jurídica;
1. INTRODUÇÃO
Com a finalidade de buscar um amplo conhecimento sobre o âmbito da magistratura, realizamos uma sequência de perguntas a um Desembargador que fora escolhido por ser amigo do pai de um dos integrantes do grupo. A entrevista foi realizada no próprio gabinete do entrevistado. Com autorização, gravamos para facilitar o entendimento das respostas e posteriormente transcrevê-las para o artigo e assim alcançar nossos objetivos. Além dessa entrevista, também buscamos absorver conhecimento através da internet. O Magistrado tem uma função bastante particular, pois a ele compete efetivamente à proteção, o amparo, a defesa, enfim, a tutela jurisdicional do Estado. Deste modo, não é um mero funcionário do estado, mas um dos agentes responsável pela institucionalização democrática do Estado de Direito. O magistrado exerce, como nenhuma outra autoridade pública, a capacidade constitucionalmente prevista de nivelar as partes que compõem uma ação entregue em tribunal, com a devida e proporcional igualdade de condições.
“A Magistratura é gratificante, pois você vê que de alguma forma pode ajudar a sociedade a resolver seus conflitos” (Entrevistado)
2. A Magistratura
Com base no artigo de Fabricio da Mota Alves,o magistrado exerce, como nenhuma outra autoridade pública, a capacidade constitucionalmente prevista de nivelar as partes que compõem uma ação