Magda Soares Letramento
Na entrevista, ela cita algumas ações do letramento para as crianças, tais como histórias infantis, a parti delas com outras atividades em cima de um simples conto ilustrativo, dando credibilidade para que elas possam criar, assim aprendendo cada vez mais.
As crianças passam por um processo contínuo, desde o ensino infantil elas vêm se desenvolvendo, para quando chegar à instituição de ensino, que não haja estranhamento com a rotina e com as aulas, que será mais intensa, porém essas aulas são trabalhadas para que os alunos possam se expressar, dando a elas mais confiança para que assim tenha um rendimento melhor.
Ao conhecer as letras, vindo a reconhecer o próprio nome, começar a soletrar palavras, pequenas frases, já é um começo para uma grande jornada. Contanto, na escola as crianças devem interagir e desenvolver o aprendizado da escrita.
Mais não é só criar uma aula, ou entregar livros para que possam ter aulas produtivas, o professor tem que se entregar, participar das aulas juntos com os alunos, se misturar, dando o seu melhor para a construção de pequenos seres, que virá a contribuir com a nossa continuação. Como Emília Ferreira fala em uma de suas citações: “A escrita é uma construção coletiva e não individual.”