Maedi-Visna
1 Introdução
A Maedi-Visna, ou Pneumonia Progressiva dos Ovinos, ou ainda Encefalomielite Viral Crônica dos Ovinos é uma doença do sistema imune dos ovinos, causada por um Lentivírus da família Retroviridae. Essa moléstia é comparada ao vírus HIV nos humanos; que culminam em uma imunodeficiência no organismo do animal, atacando os leucócitos do hospedeiro. Segundo Jones (1997) os lentivírus estabelecem uma infecção permanente crônica, com um período de incubação prolongado. Ainda de acordo com o autor esse tipo de vírus persiste no organismo, embora possa desencadear respostas imunes humorais e celulares. Diversas hipóteses foram levantadas para o motivo de sua persistência, mas os mecanismos de como estes organismos conseguem escapar à sua eliminação ainda permanecem obscuros. De acordo com Pugh (2002) a doença apresenta duas conformações; a Maedi (forma respiratória; dispnéia) e a Visna (forma meningoencefálica; definhamento), podendo também evoluir para uma poliartrite ou mastite. Apresenta evolução clínica semelhante à Artrite Encefalite Caprina (CAE).
Conforme descrito por Jones, 1997, as perdas econômicas podem ser altas, visto que a doença tem sua evolução com uma série de síndromes incuráveis, embora a maioria das manifestações seja subclínica. O tratamento nestes casos torna-se, então, inviável. Outro fator é que nestes casos torna-se ilegal a comercialização.
A patogenia da doença é o estabelecimento dos lentivírus nos macrófagos e leucócitos, alterando o funcionamento natural do sistema imune do animal infectado.
A Maedi-Visna é observada somente em animais já adultos, uma vez que o intervalo entre a infecção e aparecimento dos sinais clínicos é longo (2 - 3 anos). A transmissão se dá por via respiratória, com uma replicação inicial nos macrófagos e posterior disseminação para o cérebro e demais órgãos. Possui alta incidência de infecção no rebanho, porém o número de animais acometidos pela