Madrugada Suja
No que é que pensam quando falamos em Madrugada Suja?
MADRUGADA SUJA…
Título
O livro é iniciado com o capítulo intitulado por Madrugada, onde nos é descrito o episódio que dá nome à obra.
Numa noite de festa na universidade de Filipe, ele e o seu grupo de amigos, já sobre o efeito do álcool, decidem visitar um local histórico em Évora, e levar consigo uma rapariga menor de idade, Eva, e a sua amiga, que tinham acabado de conhecer. Após pararem numa estação de serviço onde beberem mais alguns copos e deixaram a amiga de Eva, chegaram ao seu destino. Aí sedentos de prazer não resistiram e abusaram da rapariga. Esta que ao fim de algum tempo não resistiu e fugiu. Por muito que a procurassem, Filipe e os amigos não a conseguiram encontrar, e decidiram seguir o seu caminho, quando ao arrancarem com o carro, aparece Eva que acaba por ser esmagada pelo carro.
PERSONAGENS
Avô Tomaz da Burra
Avó
Filomena
Pai
Francisco
Mãe Maria da Graça
Filipe
Resumo
• 1ª Parte – Aldeia
Nesta primeira parte, o autor descreve Medronhais da Serra, uma aldeia no Baixo Alentejo, com poucos habitantes, os seus costumes e as pessoas mais marcantes daquele local.
O autor dá-nos a conhecer as personagens, e algumas das suas caraterísticas. É a parte romanceada e mais densa das personagens como se o passado ou a nostalgia associada à vida nas aldeias, hoje, em regra, desertas, assim o exigissem. • Filipe, era uma criança pacata, que falava pouco e lia muito. A sua mãe morrera era ele ainda muito novo, vivia com os seus avós e com o seu pai, que mais tarde decidiu sair de Medronhais na altura da
Revolução do 25 de Abril, com o MFA. Foi para Beja onde acabou por morrer em 1976, com 34 anos, na
UCP, Unidades Coletivas de Produção.
Deixou o seu filho com 8 anos a viver com os avós.
• Filipe aprendeu com o seu avô a trabalhar a terra, era uma criança inteligente e quando chegou a hora de sair de