Madeiras
Instituto Tecnológico Regional – INTER –
Curso de Graduação em Engenharia Civil
5º Período – Noturno
Prof.: Cynthia Hassan Hachem
Madeira
Adilson Lino
Edna Alves
Gentil Pazeli
Jonathan R. Azevedo
Josimar da Silva Rocha
Orlando Corrêa
Vanda de Paula
Madeiras
Na construção civil, a madeira é utilizada de diversas formas em usos temporários, como: fôrmas para concreto, andaimes e escoramentos. De forma definitiva, é utilizada nas estruturas de cobertura, nas esquadrias (portas e janelas), nos forros e nos pisos.
A madeira é comercializada de diversas formas, as quais trataremos a seguir: 1. MADEIRA ROLIÇA
A madeira roliça é o produto com menor grau de processamento da madeira.
Consiste de um segmento do fuste da árvore, obtido por cortes transversais
(traçamento) ou mesmo sem esses cortes (varas: peças longas de pequeno diâmetro). Na maior parte dos casos, sequer a casca é retirada.
2. MADEIRA SERRADA
A madeira serrada é produzida em unidades industriais - serrarias - onde as toras são processadas mecanicamente, transformando a peça originalmente cilíndrica em peças quadrangulares ou retangulares, de menor dimensão.
As diversas operações pelas quais a tora passa são determinadas pelos produtos que serão fabricados. Na maioria das serrarias, as principais operações realizadas incluem o desdobro, o esquadrejamento, o destopo das peças e o prétratamento.
O pré-tratamento tem por objetivo proteger a madeira recém serrada contra fungos e insetos xilófagos, apenas durante o período de secagem natural. É realizado, normalmente, por meio da imersão das pranchas em um tanque com uma
Madeira
2
solução contendo um produto preservativo de ação fungicida e outro de ação inseticida. Devido ao método de tratamento e à natureza dos produtos preservativos utilizados, o pré-tratamento confere uma proteção superficial à madeira, pois atinge somente suas camadas mais