Madeiras
Resumo—Vamos apresentar os ensaios feitos no laboratório do Centro de Ciência e tecnologia da Faculdade de Engenharia, no dia 04/06/2014. Esses ensaios tiveram o objetivo de determinar propriedades da madeira. Apresentar o resumo do trabalho (150 – 200 palavras)
1. Introdução
A madeira é um material muito importante, pois é de fácil obtenção, boa resistência e versátil em seu uso, além de ser um bom isolante térmico e elétrico. É um dos materiais mais antigos utilizados em construções. A madeira utilizada no ensaio é a maçaranduba. Esse tipo de madeira é encontrado na Amazônia, no sul da Bahia e norte do Espírito Santo, é uma madeira resistente ao ataque de fungos e cupins subterrâneos, pertence ao grupo de espécies do gênero Manilkara, que produzem madeiras pesadas, duras e de coloração castanho-avermelhadas. O objetivo nos ensaios é determinar três propriedades mecânicas, compressão paralela às fibras, flexão e dureza.
2. Procedimento Experimental
2.1. Materiais
-Duas amostras de madeira maçaranduba retangular de dimensões 5 x 5 x 15 cm;
-Uma amostra de madeira maçaranduba retangular de dimensões 5 x 5 x 125 cm;
- Máquina de compressão;
- Medidor de ΔL;
- Apoio para flexão;
- Aparelho para medir a dureza (figura 2).
2.2. Técnicas de Ensaios
Primeiramente foi feito o ensaio de compressão paralela às fibras: o ensaio começou utilizando uma amostra de madeira maçaranduba de comprimento 15 cm, altura e largura de 5 cm. Nesta peça foi colocado um aparelho de medição de ΔL como na figura 1, em seguida a peça foi colocada na maquina de carga e conforme variava o deslocamento, era anotada a carga que era aplicada. Com isto foi feito uma tabela (tabela 1). A partir da tabela foi possível fazer um gráfico (gráfico 1), deformação x tensão, e a partir do gráfico determinou-se o módulo de elasticidade.
Em segundo, foi feito o ensaio de flexão: utilizando uma amostra de maior comprimento (125 cm), altura e largura