madeira
As arvores são perenes e lenhosas, essas arvores contem a presença de caules grandes, eles crescem de ano em ano.
A madeira foi um dos primeiro materiais a ser utilizado pela humanidade.
É um produto gerado de forma lenta, num processo que em geral duram dezenas ou centenas de anos, pois as arvores crescem em media cerca de 12 cm por ano.
É um produto de fisiologia vegetal, tem uma estrutura complexa composta a partir da estrutura celular da planta que lhe deu origem.
Dependendo da espécie, ela é divida em 6 partes: a medula, o cerne, borne ou alburno, os nós, o súber e o ritidoma (a casca).
Existem varias características que diferencia a madeira, são elas a grande densidade, a cor, o grão, resistência de apodrecimento e ao fogo, odor e vários outros fatores.
A madeira pode ser classificada de duas formas, a madeira dura, as coníferas como o pinho, e a madeira macia, as latifoliadas como o carvalho.
Outro fator que diferencia a madeira é a cor, apesar de não modificar as propriedades mecânicas da madeira, a cor muda geralmente com o envelhecimento da madeira, quanto mais velha, mais escura. Manchas são muitos comuns, elas são causas por fungos, mas esses fungos não produzem um enfraquecimento da estrutura.
Água encontra-se na madeira em três condições: nas paredes celulares; no conteúdo protoplasmático das células; e como água livre nas cavidades e espaços intercelulares. A água é um exemplo entre as constituições da madeira. É dada a importância do teor em água na determinação das propriedades da madeira. A sua secagem constitui em um aspecto importante na indústria madeireira. A secagem