madeira
A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. É um material orgânico, sólido, de composição complexa, onde predominam as fibras de celulose e hemicelulose unidas por lenhina. Caracteriza-se por absorver facilmente água. As plantas que produzem madeira (árvores) são perenes e lenhosas, caracterizadas pela presença de caules de grandes dimensões, em geral denominados troncos, que crescem em diâmetro ano após ano. É também uma importante fonte de energia, sendo utilizada como lenha para cozinhar e outros usos domésticos numa parte importante do mundo.
A sua utilização para a produção de polpa está na origem da indústria papeleira e de algumas indústrias químicas nas quais é utilizada como fonte de diversos compostos orgânicos. A sua utilização na indústria de marcenaria para fabricação de móveis é uma das mais expandidas, o mesmo acontecendo na sua utilização em carpintaria para construção de diversas estruturas, incluindo navios. A madeira é um dos materiais mais utilizados em arquitetura e engenharia civil. A indústria florestal ocupa vastas áreas da Terra e a exploração de madeira em florestas naturais continua a ser uma das principais causas de deflorestação e de perda de habitat para múltiplas espécies, ameaçando severamente a biodiversidade a nível planetário.
FIGURA 1: Tronco de árvore
2.0 Composição
2.1 Composição elementar
Os componentes químicos da madeira são basicamente os elementos carbono (C) correspondentes a 49% a 50% do material, hidrogênio (H) 6%, nitrogênio (N) 0,1% a 1% e oxigênio, que está presente numa porcentagem de 44% a 45%. Há ainda outros elementos presentes na madeira só que em pequenas quantidades, são eles: Cálcio (Ca), potássio (K), magnésio (Mg) dentes