Madeira
ARQUITETURA E URBANISMO – 3º ANO
SISTEMAS ESTRUTURAIS II
PRODUTOS EM MADEIRA
MARINGÁ 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
ARQUITETURA E URBANISMO – 3º ANO
SISTEMAS ESTRUTURAIS II
PRODUTOS EM MADEIRA
ALUNOS: Alex Pavão RA: 68241
Daniel Maioli RA: 67613
Franciele Bianchi RA: 68783
Izabela Bombo RA: 70974
Leandro Leme RA: 68982
Mayara Rodrigues RA: 69141
Nadyeska Copat RA: 68235
Naiara Marangoni RA: 70189
Paula Marino RA: 67065
MARINGÁ 2013
As espécies de madeiras e seus respectivos usos
Esta etapa do trabalho tinha como objetivo identificar as espécies madeiras utilizadas na construção civil e seus respectivos usos. Para essa abordagem, focou-se no nosso país e nos principais fornecedores de madeira, artigos do âmbito científico também foram utilizados para verificar informações retiradas de fornecedores.
Amescla: Madeira fácil de serrar, moderadamente fácil de aplainar, apresentando superfícies radiais ásperas. Uso: construção civil, caixas, engradados, móveis, divisórias, portas, compensados e outros.
Angelim: Fácil de trabalhar, acabamento de regular a bom na plaina, torno e broca. Uso: peças de decoração para exteriores e interiores, escadas, pisos, vigas, dormentes, estacas, tacos de assoalhos, vigamentos, etc.
Cambará: Madeira serrada e roliça. Uso: construção civil, esteios, esquadrias, caibros, estacas, forro, ripas, tacos, entalhes, peças torneadas e na construção naval.
Uma curiosidade é que existe uma empresa em Jaraguá do Sul – SC que faz casas pré-fabricadas que podem ser edificadas em qualquer lugar. Você já escolhe o “modelo” da casa e ela é executada de acordo com aquele modelo, a maior parte da madeira empregada é o Cambará.
Canafístula: Fácil de trabalhar, roliça. Uso: vigas, caibros, assoalhos, mourões, dormentes, cruzetas, janelas, indústrias de móveis, etc.