Madeira e suas caracteristicas
IFG- CAMPUS URUAÇU
MADEIRA E SUAS CARACTERÍSTICAS
CLÁUDIO FERNANDES DE SOUSA JÚNIOR
LORENNA KARLA HERNANDES
ABRAÃO FERREIRA BARROS JÚNIOR
RODRIGO DO NASCIMENTO COELHO
URUAÇU - 2013
INSTITUTO FEDERAL DE CIENCIA, EDUAÇÃO E TECNOLOGIA DE GOIÁS
IFG- CAMPUS URUAÇU
CLÁUDIO FERNANDES DE SOUSA JÚNIOR
LORENNA KARLA HERNANDES
ABRAÃO FERREIRA BARROS JÚNIOR
RODRIGO DO NASCIMENTO COELHO
MADEIRAS E SUAS CARACTERÍSTICAS
Projeto submetido como requisito parcial para a avaliação da disciplina de Ciência e Tecnologia dos Materiais, no 2º período do curso Bacharelado em Engenharia Civil– IFG/Uruaçu.
Uruaçu - 2012
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 DEFINIÇÃO 4
4 ESTRUTURA QUIMICA E MINERALÓGICA 7
1 INTRODUÇÃO
A madeira é sem duvida o material de origem biológica mais utilizada, afirma Umberto Klock, engenheiro florestal. A madeira por ser de origem natural tem um ciclo simples, o fortalecimento de troncos, raízes de árvores, e após essa função se degrada retornando ao ciclo de seus elementos básicos. A madeira tem seus vários usos atualmente, não só em preservações biológicas mas também podemos a encontrar em construções, móveis, de forma geral a madeira, uma vez que seus uso bem feito, adapta-se a diversas necessidades do homem.
Observando isso, podemos estudar e analisar a madeira em diversas áreas como, propriedades químicas, obtenção, além do seu uso em principalmente áreas de engenharia, hoje onde ela é mais aplicada.
2 DEFINIÇÃO
Segundo o dicionário Aurélio, madeira é a parte lenhosa das árvores, constituída de fibras e vasos condutores da seiva bruta, e aproveitada em construção e trabalhos de carpintaria e marcenaria. Madeira de lei se emprega em construções de envergadura (vigamento das casas, mastreação e cascos de navios) e móveis.
Trata-se de um