Madeira Maçaranduba
A madeira é uma matéria-prima importante e usada em vários setores da atividade humana, pois pode ser aplicada a diversas situações. No Brasil a madeira é um produto pouco valorizado como material de construção, embora seja encontrada em abundância na natureza. Este trabalho apresentará o tipo de madeira maçaranduba, onde foi pesquisado na própria madeireira. Em seguida serão expostas suas características e propriedades. A aplicação dessa madeira na construção civil também será exposta.
MADEIRA MAÇARANDUBA
A madeira maçaranduba pertence ao grupo de espécies do gênero Manikara, uma árvore com cerca de 40-50 m de altura, que produzem madeiras pesadas, duras, de coloração castanhas avermelhadas.
CARACTERÍSTICAS
Cerne vermelho-claro tornando-se vermelho-escuro com o tempo; sem brilho; densidade alta; dura ao corte; textura fina. Este tipo de madeira é moderamente difícil de cortar e aplainar, porém é fácil de tornear e colar. Tende a rachar se pregada ou parafusada sem função prévia. Recebe bom acabamento, pintura e verniz. É resistente ao ataque de fungos apodrecedores e cupins subterrâneos. Apresenta moderada resistência aos cupins-madeira-seca e baixa resistência aos xilófagos marinhos. Esta tem resistência moderada alta ao empodrecimento.
PRINCIPAIS APLICAÇÕES
É indicada para construção de estruturas tanto da área externas como interna, como: dormentes, postes, estacas, mourões, cruzetas, vigas, caibros, tábuas, tacos para assoalhos, esquadrias, piso, defensas, etc.
.
CONCLUSÃO
De acordo com a pesquisa, conclui que a maçaranduba é um tipo de madeira de média durabilidade, alta resistência mecânica, usada tanto na área externa como na interna.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE