madeira laminada colada
ARQUITETURA E URBANISMO – CENTRO FLORIANÓPOLIS
Trabalho Final Estruturas em Madeira
Prof: Roberto Motta Bez
Florianópolis 2012
CONCEITO MADEIRA LAMINADA COLADA:
A madeira laminada colada ou MLC, como o próprio nome já diz é derivado da técnica de colagem com a técnica laminação da madeira. Juntam-se as tábuas de diversas dimensões e são coladas de forma paralela as fibras.
A Aplicação de madeiras justapostas começou no século 19, na criação de arcos composto por varias tabuas curvas e porem com ligações metálicas, no inicio do século 20 com uma nova cola mais resiste que permitiu uma secção firme sem deformações entre as laminas. Porém só a partir de 1940 com a criação das colas sintéticas que o sistema de MLC teve seu grande sucesso. A utilização da técnica surgiu também da conscientização ecologia, usando madeira de reflorestamento, se tornou uma técnica muito frequente no hemisfério norte.
PROCESSO DE PRODUÇAO:
Sua produção para grandes vãos requer uma indústria especializada, porem em menores escalas podem ser feito de forma artesanal. É possível usar praticamente qualquer tipo de madeira, com suas respectivas colas especiais se necessárias, são principalmente usadas madeiras coníferas. A escolha da cola seja caseína, resorcina, ureia-formal ou melamina, depende varia do tipo de madeira, das condições de estrutura , também do fator da umidade e condições atmosféricas. No Brasil devido seu alto custo a MLC não é tão utilizada porque não consegue competir com as madeiras serradas tropicais e de reflorestamento.
Para a produção a primeira etapa é a preparação da madeira, seleção e eliminação de defeitos, secagem, verificação da humidade das taboas que não deve variar de 5% ente elas, e a união longitudinal. Essa união é feita com o processo finger point, são feitos pequenos dentes nas pontas das taboas para que se encaixem umas nas