Madeira biosintética
Dayana Pereira de Sá
Igor Maia de Andrade
Laciene
Leonardo
Marcilene Bernardo Silva
Natália Antônia Gelmini
Rafael José da Costa Vales
Resumo
Em geral, a madeira biossintética ou madeira plástica, como é popularmente conhecida, é obtida através de diversos resíduos industriais, como plástico, fibras vegetais ou até mesmo animais, através de um complicado processo de transformação. A madeira biossintética também recebe o nome de ecoblock, por ser ecologicamente correta, e sendo capaz de substituir a madeira natural, na maioria de seus usos. A madeira plástica é uma material de alta tecnologia, muito durável, imune a pragas, é impermeável, não deteriora, dentre outras milhares de qualidades. Pode ser usada em diversos tipos de segmentos, como por exemplo, indústrias, arquitetura, construção civil, exportação, entre outras. Usada tanto internamente, quanto externamente, a madeira plástica é também utilizada para produzir diversos materiais, como caixas e pallets, pisos, revestimentos, e outras utilizações. Pode-se destacar também, a grande facilidade que é o trabalho com a madeira biossintética, que é de fácil serragem, colagem e parafusagem.
Palavras-chave: Madeira. Biossintética. Plástica. Ecoblock. Construção Civil. Arquitetura. Ecologicamente Correta. Revestimentos. Pisos.
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos abordar as características, propriedades, método de fabricação e qual será o uso da madeira ecológica ou, como é mais conhecido no Brasil, madeira plástica na construção civil. Por se tratar de um material ecologicamente correto, por reaproveitar diversos resíduos que seriam descartados, avaliaremos quais são os benefícios que a madeira ecológica traz para o meio ambiente em relação às madeiras naturais.
2 DESENVOLVIMENTO
A Madeira Biossintética tem como objetivo, no seu processo de fabricação e uso, a sustentabilidade, ou seja, o uso responsável de matérias-primas sem comprometer a qualidade do