macunaíma
Por Valter Aparecido Barcala*
Resumo: O presente artigo tem por objetivo demostrar o caráter modernista de Macunaíma, pautando-se mais no filme do cineasta Joaquim Pedro de Andrade, realizado em 1969, do que no livro de Mário de Andrade escrito em 1928.
Palavras-chave: cinema; folclore; sociedade.
Abstract: This article intends to demonstrate Macunaíma’s modernist character, based more on Joaquim Pedro Andrade’s film, 1969, than Mario Andrade’s book, written in 1928.
Keyword: Movie, Folklore, Society.
1. Introdução
Mário de Andrade foi um dos expoentes da Semana de Arte Moderna de 1922, onde obras inovadoras e vanguardistas que rompiam com os padrões estéticos até então vigentes foram apresentadas ao público paulistano no Teatro Municipal.(Divalte; 2002,p.327). Mário de Andrade procurou fazer uma ponte entre a expressão popular e a erudita, alcançando as classes menos favorecidas através de sua própria produção cultural.
Chegar as massas também era um preocupação do Cinema Novo, principalmente após 1964.
O movimento denominado Cinema Novo inicia-se no final dos anos 50, tendo como meta a produção independente e de baixo custo. O cineasta Nelson Pereira dos Santos afirmou:
O Cinema Novo representou a descolonização do cinema, como a que tinha acontecido antes com a literatura. Por isso, há influência da literatura nordestina, dos anos 30, de Jorge Amado, Graciliano. E não podemos esquecer os nossos paulistas, como Oswald e Mário de Andrade. A música(...) , a pintura brasileira foi a vanguarda da descolonização, que deu mais essa coisa de reconhecer a verdadeira face do povo brasileiro. Por exemplo, Di Cavalcante, Pancetti, (...) Portinari.” (Ridenti, 2000, p. 90).
A década de 60 é marcada por profundas transformações, crescente urbanização, desenvolvimento dos meios de comunicação, transportes, industria. No plano político, um modelo ufanista e cerceador dos direitos políticos e