Macunaima
Mário de Andrade O livro Macunaíma fala sobre um menino chamado Macunaíma que nasce a beira de um rio, e é um menino muito preguiçoso. Desde pequeno levava mulheres para a mata para “Brincar” ou seja fazer sexo. E em uma dessas andanças ele acaba virando um príncipe lindo. Por causa de suas travessuras sua mãe levou ele para dentro da mata e o abandonou, ele ficou desesperado e na tentativa de sair dali encontrou o Curupira que armou uma armadilha para Macunaíma cair, mais Macunaíma escapa e segue tentando sair do meio da mata. Depois de contar à cotia como enganou o monstro, ela joga calda de aipim envenenada nele, fazendo seu corpo crescer, com exceção da cabeça, que ele consegue desviar da calda. Macunaíma faz sexo com Ci, a mãe do mato, que engravida dele e perde o filho. Após a morte do filho, Ci dá a Macunaíma a muiraquitã uma espécie de talismã. E Ci acaba virando uma estrela no céu. Macunaíma encontra o monstro Capei e luta com ele. Nessa briga ele perde o talismã que ganhou de Ci e fica sabendo que uma tartaruga encontrou e vendeu a Venceslau Pietro Pietra, um rico fazendeiro da cidade de São Paulo.
Ele acompanhado dos irmãos, vai para São Paulo, com o objetivo de recuperar a pedra. Na cidade, descobre que Venceslau Pietro Pietra é o gigante Piaimã, devorador de gente que era amigo da Ceiuci, também apreciadora de carne humana.
Macunaíma disfarça-se de francesa para seduzir Piaimã para recuperar o talismã. Piaimã só daria a pedra a Macunaíma se dormisse com ele. Então Macunaíma saiu correndo por todo o Brasil.
Macunaíma vai ao Rio de Janeiro e encontra Vei, a deusa-sol. Ele promete a Vei que iria casar-se com uma de suas filhas. Na mesma noite Macunaíma faz sexo com uma portuguesa, enfurecendo a deusa. Ela manda um monstro pavoroso atrás dele, que foge deixando a portuguesa com o monstro.
Então resolve voltar a São Paulo, e ele escreve a “Carta pras Icamiabas”. Venceslau fica doente depois de uma briga e Macunaíma não tem como