Macrófitas Aquaticas
INTRODUÇÃO
As macrófitas aquáticas são plantas aquáticas (macro=grande, fita=planta) que apresentam grande capacidade de adaptação e amplitude ecológica, habitando ambientes variados de água doce, salgada, salobra, ambientes de águas estacionárias e correntes. São capazes de suportar longos períodos de seca.
Passaram por um longo processo evolutivo, pois em sua grande maioria são considerados vegetais terrestres que com o processo evolutivo se adaptaram ao ambiente aquático, assim apresentam uma grande capacidade de adaptação que permite seu crescimento em um gradiente que compreende desde solos saturados até submersos na coluna d’água.
Constituem um grupo muito grande e baseados em seu modo de vida no ambiente aquático, elas são classificadas em 5 grupos ecológicos:
Macrófitas aquáticas emersas, são enraizadas no sedimento, porém suas folhas crescem para fora da água.
Macrófitas aquáticas com folhas flutuantes, são enraizadas no sedimento e com folhas flutuantes na superfície da água.
Macrófitas aquáticas submersas enraizadas, são enraizadas e crescem totalmente debaixo d’água.
Macrófitas aquáticas submersas livres, permanecem flutuando debaixo d’água e pode se prender a pecíolos e caules de outras macrófitas.
Macrófitas aquáticas flutuantes, flutuam livremente na superfície a água.
Figura - Comunidade de macrófitas aquáticas
DESENVOLVIMENTO
As macrófitas aquáticas principalmente as enraizadas, têm a habilidade de identificar os nutrientes presentes no sedimento, e durante a decomposição ou mediante a excreção de compostos orgânicos podem liberá-los para a coluna de água. Assim os nutrientes que ficariam presos no substrato, através das macrófitas aquáticas e com o bombeamento do sedimento para a coluna de água, retorna ao ecossistema aquático.
Constituem um importante microhabtat para muitos organismos, sendo local de desova , proteção e alimentação de animais aquáticos. Sua importância na