Macrófagos
A inflamação é uma reação dos tecidos conjuntivos vascularizados a uma lesão local.
Resposta do organismo contra agressão e é formado por células de defesa, leucócitos.
As células de defesa vão através dos vasos e então mediadores químicos são gerados na membrana tanto para atuar no vaso como também para ativar as células de defesa.
Na inflamação ocorre hiperemia ativa patológica e edema.
A histamina (mediador químico) ativa o vaso liberando substância química.
Quando tem uma lesão substâncias químicas (no caso da inflamação a histamina) vai agir no vaso para dilatá-lo, para ter hiperemia ativa patológica e edema.
As enzimas que estão no local lesado vai atrair as células de defesa sobre a lesão ocorrida.
ITE no final = inflamação. Ex: sinusite, rinite, bronquite, artrite, hepatite, conjuntivite, flebite (nas veias), arterite (nas artérias). O local está tendo uma inflamação. A inflamação é boa o ruim é o agente agressor.
As células de defesa combatem o agente agressor mas acabam combatendo também as células dos tecidos. Quando a inflamação está mais combatendo do que respondendo, toma-se antiinflamatório.
A inflamação possui dois componentes principais:
- vasos sanguíneos e
- células de defesa
A inflamação é benéfica mas as vezes se torna malígna. Exemplo de inflamação malígna: cirrose hepática). No paciente com cirrose, ao invés da inflamação limpar, ela vai induzir mais inflamação.
Para ter resposta inflamatória no local precisa de:
- lesão
- e liberação de mediadores químicos após a lesão.
Caracterísitcas:
A inflamação é uma resposta sempre local, inespecífica, ou seja, mesma resposta inflamatória do agente agressor.
A inflamação é a primeira linha de defesa da imunidade inata (inespecífica). É inespecífica (a mesma resposta inflamatória contra qualquer agente agressor). Como assim? Tem que ativar vaso, tem que ocorrer migração de células de defesa para o local.
É mesenquimal (vascularizados) porque