Macrófagos e linfócitos
ORIGEM
Os macrófagos são células derivadas da migração dos monócitos sanguíneos para o tecido, tais monócitos são formados na medula hematopoiética. Esses monócitos são a forma de macrófagos inativos.
ESTRUTURA
Os macrófagos são grandes glóbulos brancos que possuem no citoplasma grânulos envoltos por uma membrana e que consistem em variadas substâncias químicas e enzimas. Tais substâncias permitem aos macrófagos digerir e destruir o antígeno fagocitado. Os macrófagos são células esféricas e relativamente grandes em comparação com uma hemácia ou um linfócito, os quais têm cerca de 7 µm (milímetros)de diâmetro.
Têm o seu citoplasma apresentando grande quantidade de vacúolos, possuem núcleo esférico às vezes é excêntrico, ou seja, situa-se fora do centro da célula, próximo à membrana celular.
LOCALIZAÇÃO
Macrófagos na sua forma ativa não se encontram no sangue; são encontrados em todos locais de tecido conjuntivo e, além disso, se concentram em vários órgãos do corpo, em zonas estratégicas onde tais órgãos contactam com a corrente sanguínea. Como exemplo no fígado, baço e linfonodos, onde estão relacionados com a defesa do organismo.
FUNÇÃO
A função dos macrófagos se baseia principalmente na fagocitose, sendo fagócitos, irão se aproximar do corpo estranho e identificar se essa substância é um antígeno ou não. Quando essa substância tem um peso molecular grande, não fazendo parte do mapa genético do organismo dos macrófagos, ou quando é uma substância de grande complexidade molecular, eles irão fagocitar, porém com uma maior dificuldade. Entretanto, se esta substância estiver envolvida por um anticorpo os macrófagos irão identificar mais rapidamente que essa substância é um antígeno, e irão fagocitá-la imediatamente.
Dessa forma, nota-se que os macrófagos têm uma enorme importância no desenrolar da resposta imunitária produzindo e secretando um grande número de moléculas. Além disso, os macrófagos têm a capacidade de expor em suas