macrozoneamento
Santo André, cidade localizada no Estado de São Paulo, foi fundada em Abril de 1553, tem uma área de 174,38 km², distante 18 km da Capital e possui 678.486 habitantes. Seu PIB está em R$ 16,9 bilhões e o orçamento de 2014 é de R$ 3,2 bilhões
O Plano Diretor é uma ferramenta básica necessária para a política do desenvolvimento urbano de uma cidade, nesta irão se integrar: processo de planejamento, a lei de diretrizes orçamentárias e orçamento anual.
Os objetivos gerais da política urbana, tem como função, a parte social da cidade e a social da propriedade. Visando também sustentabilidade e Gestão democrática e participativa. Lembrando que, o plano objetiva uma melhoria na qualidade de vida para todos.
A política urbana é definida de forma democrática, sendo assim incorpora a participação de segmentos diferentes dentro da sociedade.
Diretrizes Setoriais: tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico do município como por exemplo: atrair novos setores produtivos, incentivar a ampliação de serviços industriais, qualificar os espaços públicos tais como: serviços municipais e paisagem urbana, e como resultado incentivar na economia, podendo ser regional, nacional ou internacional.
A Habitação tem como principais propósitos: garantir acesso dos cidadãos, estimular a produção de habitações de interesse social, mercado popular e a sustentabilidade social, econômica e ambiental nos programas relacionados a habitação.
O escopo de Saneamento Ambiental é manter o meio ambiente equilibrado através de gestão ambiental, ou seja, abastecimento de agua potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem das aguas pluviais, etc. Desta forma promove-se a sustentabilidade ambiental para poder fazer uso e ocupação do solo.
Com relação a Mobilidade Urbana tem como alvo priorizar o acesso ao cidadão, como por exemplo: pedestres, ciclistas, e portador de necessidades especiais. Procurando facilitar o acesso ao transporte coletivo e desta forma,