Macroeconômia
Elasticidade é o tamanho do impacto que a alteração em uma variável (ex.: preço) exerce sobre outra variável (ex.: demanda).
É a alteração percentual de uma variável, dada a alteração percentual em outra.Elasticidade é sinônimo de sensibilidade, resposta, reação de uma variável, em face de mudanças em outras variáveis.
Uma variável “elástica” altera-se percentualmente mais que a mudanças de outras variáveis. Do mesmo modo, uma variável “inelástica” altera-se percentualmente menos que a mudanças em outras variáveis.
Quando a elasticidade for superior a 1 dizemos que a demanda é elástica, e inelástica quando for menor que 1
1.1 Elasticidade - Preço da Demanda
• É a descrição do grau de sensibilidade da demanda de um produto, face às mudanças no seu preço.
Medição Numérica da elasticidade-Preço da Demanda:
Epd = Quantidade na quantidade demandada
Variação no preço
Epd = Qo P1 Po Po
Epd = Elasticidade preço da demanda;
Qo = Quantidade no período inicial;
A elasticidade preço da demanda deve ser calculada com seu valor em módulo. q1 = Quantidade no período final p0 = Preço inicial p1 = Preço final
1.2 SITUAÇÕES DISTINTAS DE ELASTICIDADE
• DEMANDA ELÁSTICA: Uma variação % no preço provoca uma variação % maior na quantidade demandada, ou seja, a expansão relativa das quantidades procuradas é mais do que proporcional à redução relativa dos preços.
Epd = Qo 1 P1 Po Po
• DEMANDA COM ELÁSTICIDADE UNITÁRIA: uma variação % no preço resulta em uma variação % igual na quantidade demandada, ou seja, a expansão relativa das quantidades procuradas é rigorosamente proporcional à redução relativa dos preços.
Epd = Qo P1 Po Po
• DEMANDA INELÁSTICA: Uma variação % no preço resulta numa variação % menor na quantidade demandada, ou seja, a expansão relativa das