Macroeconomia
Política Fiscal, Política Monetária, Politica Cambial e Comercial, Política de Rendas.
2- Quais os seus objetivos?
Política Fiscal: decisões sobre a arrecadação e os gastos do governo. É a atuação do governo sobre a quantidade de moeda, crédito e das taxas de juros. É uma política de curto prazo com o objetivo de estabilizar o nível geral de preços.
Política Monetária: decisões sobre o volume de moeda na economia;
Política Cambial e Comercial: combate a inflação e equilíbrio externo(saldo da balança de pagamentos equilibrado);
Política de Rendas: interferências na formação de preços e salários (desenvolvimento econômico).
3- Quais os resultados alcançados até agora?
O nível de emprego aumentou no Brasil e dentre o mundo inteiro é o páis que mais cresceu desde os anos 30 e mesmo assim sempre com altas taxas de inflação contribuindo para a má distribuição de renda no país. A renda média de todas as classes sociais aumentou, porém para as classes ricas a renda aumentou mais do que as classes pobres, porém a participação das classes mais pobres na renda do país diminuiu.
4- Quais as falhas e o que precisa ser realizado para corrigi-las ?
Existe um conflito de interesses em torno da definição da taxa básica de juros. De um lado, há o compromisso do governo com o controle da inflação, vinculado ao regime de metas de inflação. Do outro lado, os agentes econômicos -industriarios, comerciantes, agricultores- reclamam sobre como estas taxas elevadas restringem o credito para novos investimentos, capital de giro e financiamento para compra de maquinas e equipamentos , assim como reduz o credito para consumo, desestimulando as vendas e