MACROECONOMIA
MACROECONOMIA
O primeiro componente do PIB é o consumo
O segundo componente é o investimento
Investimento em estoque não faz parte da demanda. •
Suponha que todas as empresas produzam mesmo bem;
Suponha que as empresas disposta a ofertar qualquer montante do bem a um dado preço; Suponha que a economia seja fechada, isto é, que ela não comercialize com o resto do mundo;
As decisões de consumo dependem de muitos fatores. Mas sem dúvidas o principal é a renda ou, mais precisamente, a renda disponível, que é a renda que resta depois que os consumidores tenham recebido transferências do governo e pago seus impostos.
•
•
Tomamos o investimento como dado para manter nosso modelo simples , mais a hipótese não é inócua. Ela implica que , quando examinarmos mais adiante os efeitos de mudança na produção, estaremos supondo que o investimento não responde a mudança na produção. Empresas que experimentam um aumento de produção podem justamente decidir que precisam de mais máquinas, e por isso, aumentam seu investimento.
Primeiro, os governos não se comportam com a mesma regularidade dos consumidores ou das empresas, de modo que não há nenhuma regra confiável que possamos escrever para G ou T analogia á regra que escrevemos, por exemplo, para o consumo.
Segundo , mais importante, é pensar nas implicações de decisões alternativas de gastos e de tributação.
•
•
Poupança Privada: A poupança dos consumidores, é igual a sua renda disponível menos o seu consumo.
Poupança Publica ( ou poupança do governo): é igual a impostos , menos gastos do governo. O governo apresenta um superávit orçamentária, logo a poupança publica é positiva. Se os impostos são inferiores aos gastos do governo, o governo apresenta um déficit orçamentária, logo a poupança publica é negativa.
•
Demanda por Moeda
A moeda, que você pode usar para transações, não paga juros. No