Macroeconomia
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA
INSTITUTO DOM JOSÉ
INTRODUÇÃO A MACROECONOMIA
HORIZONTE – CEARÁ
2012
INTRODUÇÃO
A Macroeconomia é uma das divisões da ciência econômica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. A macroeconomia é um dos dois pilares do estudo da economia, sendo o outro a microeconomia.
A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da economia, o pleno emprego, a estabilidade de preços e o controle inflacionário. Um conceito fundamental à macroeconomia é o de sistema econômico, ou seja, uma organização que envolva recursos produtivos. Trata-se da evolução da economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados, como renda e produtos nacionais, investimento, poupança e consumo agregados, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio.
A Macroeconomia trata os mercados de forma global. Por exemplo, no mercado de bens e serviços, o conceito de Produto Nacional é um agregado de mercados agrícolas, industriais e de serviços; no mercado de trabalho, a Macroeconomia preocupa-se com a oferta e a demanda de mão-de-obra e com a determinação dos salários e nível de emprego, mas não se preocupa com diferenças em qualificação, sexo, idade, origem da força de trabalho, etc. Quando considera apenas o nível de taxa de juros, não são destacadas devidamente as diferenças entre vários tipos de aplicações financeiras.
METAS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
São as seguintes as metas de política macroeconômica:
• Pleno emprego de recursos: O objetivo teórico de qualquer