macroeconomia
Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Bacharelado em Administração Pública
Letícia Oliveira Assumpção
Rio de Janeiro
Fevereiro/2014
1. Defina o conceito de escassez no âmbito da ciência econômica?
O conceito de escassez está relacionado ao fato de não termos recursos suficientes à disposição para suprir todas as nossas necessidades. Assim sendo, precisamos realizar escolhas para que seja possível produzir o máximo de bens e serviços a partir de recursos encontrados em cada sociedade. Como os recursos são limitados, a economia se depara com problemas referentes a o que deve ser produzido, de que forma, para quem e em que quantidade.
2. Explique a diferença entre a macroeconomia e a microeconomia?
A macroeconomia estuda o comportamento da economia como um todo incluindo as grandes variáveis econômicas, como o nível dos preços, nível dos empregos, taxa de câmbio e taxa de juros.
Já a microeconomia volta suas atenções para as variações de preços sobre os
consumidores e firmas, mas não de forma agregada.
3. Aponte duas razões, relevantes do ponto de vista econômico, para que o Estado intervenha na economia.
A intervenção do Estado na economia visa a regulação do setor privado com o intuito de corrigir ou melhorar o seu funcionamento. Sendo assim, a intervenção estatal tem por objetivo atingir a eficiência econômica afastando as falhas de mercado.
Uma possível razão para a intervenção do Estado na economia é para reduzir a assimetria de informações. Isto se dá quando um dos agentes detém informação não disponível para a outra parte, tirando proveito dessa informação em detrimento dos resultados da transação, o que fere um dos pressupostos dos mercados competitivos. Assim, o Estado intervém a fim de tornar as informações mais transparentes para ambas as partes, estabelecendo a eficiência econômica.
Outra razão para a intervenção estatal é diante de externalidades,ou seja, quando ações
individuais