Macroeconomia
Nos últimos anos o Brasil tem apresentado um crescimento significativo em interesses em investimentos internos por parte de empresários brasileiros e estrangeiros, porem o panorama econômico, político e normativo do país afeta as possibilidades de negócios e a sobrevivência de empresas; governos incapazes de administrar a economia do país de uma forma que proporcione um bom ambiente de mercado e de negócios comprometendo a sobrevivência e, portanto, a continuidade das empresas no país. Em um ambiente desfavorável ao mercado e aos negócios, os ativos e as ações das empresas tendem a perder valor.
Quanto ao universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados.
Dois bons exemplos disso: - a recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade;
- as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.
A microeconomia explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, na maioria das vezes perfeitamente competitivo que são. O consumidor é analisando para descobrir sua preferencias quanto a escolhas e restrições, valores e demanda, a partir daí é determinada a curva de demanda. Já a curva de oferta estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolisticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta.
Teoria da Produção: Estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda as