macroeconomia
Vamos considerar os efeitos de uma mudança na demanda por investimentos autônomos sobre a renda de equilíbrio.
Y=1\1-b. (a-bt+I+G)
Exemplo: variação somente sobre o investimento e investigarei os efeitos dessa mudança na renda de e equilíbrio.
Por isso abaixo é omitido essa variável:
Delta Y = 1\1-b.(delta I)
Quando eu vario o nível de investimento eu analiso a mudança no nível de renda. Ao modificarmos o nível de I quais efeitos serão causados sobre o nível de renda.
Delta Y \ delta I = 1\1-b = 1\1-0,8 = 1 \ 0,2=5
Se os investimentos aumentarem em um real, a renda não será aumentada em somente um real, ela será multiplicada, por que existe a variável consumo. Quando uma empresa faz um investimento, acontecem impactos que perduram ao longo do tempo.
B= propensão marginal a consumir.
1-B= propensão marginal a poupar.
Se os investimentos aumentarem em um real O impacto será medido sobre 1\1-b, o impacto vai depender da propensão marginal a consumir. Quando maior a propensão maior o impacto.Uma redução no nível de investimento, renda de equiblibrio reduziria.
Quando os oinvestimento autnonomois aumenteo, a renda aumentaa
Quando domimnou a renda diminiui
Os impactos depensarderam do multipilicador
Ao aumentarmos um real nos investimento Quando os investimento modifican-se me um real a renda de equilibro será modificada . se a propensão marginal a consumir fosse maior, maior os impactos de uma mudança no nível de investimos sobre o nível de renda de equilíbrio.
Quando o investimento varia, causasada uma modificação na renda da suficiente para gerar um aumento na poupança aumente na mesma proporsão que os investimentos inicial.
Exemplo:
b=0,80 delta I= $ 1,00 delta C = $ 0,80 delta S= $0,20
1\1-b=5*0,2 = 1
I=5
Para cada um real de aumento na renda a poupança de se 0,2 , renda de 5 vezes maior, então a poupança aumenta em 5 também.
Mudança em Investimento: Grafico abaixo: