Macroeconomia
Na macroeconomia estudamos o nível de preço, é melhor ignorar variações nos preços relativos entre diferentes indústrias. Na microeconomia é conveniente considerar como os consumidores é dada e para isso perguntar como os consumidores dividem seus gastos apartir da sua renda entre os diferentes bens. Na macroeconomia ocorre o contrario, o nível agregado de renda ou dos gastos estão entre as variáveis chave a serem estudadas. Existem 3 principais tópicos na pesquisa macroeconômica: períodos de desemprego alto e persistentes; inflação; taxa de crescimento do produto.
A pesquisa macroeconômica encara o desemprego persistente como uma questão central. As hipóteses de trabalho centrais da escola neoclássica são três: Os agentes econômicos maximizam. A s decisões são racionais e tomadas levando em consideração toda a informação relevante. Desobstrução de mercados. A essência do modelo de equilíbrio das expectativas racionais é a hipótese de que os mercados estão sempre em equilíbrio.
PIB é o valor de todos os bens finais e serviços produzidos na economia em um dado período de tempo.
PNB é a medida básica da atividade econômica.
Três importantes distinções devem ser feitas. O PNB real versus nominal; os níveis de PNB, nacional, ou real, versus crescimento do PNB e o PNB versus PNB per capta.
O PNB nominal ou medido segundo a moeda corrente e PNB real, ou à moeda constante. O PNB nominal mede o valor do produto aos preços prevalecentes no período durante o qual o produto é efetuado, enquanto o PNB real mede o produto efetuado em qualquer período aos preços de algum ano base. O PBN nominal tem aumento muito mais rápido do que o PNB real. A diferença entre as taxas de crescimento do PNB real e nominal corre porque os preços dos bens tem aumentado, ou tem havido inflação. A taxa de inflação é a taxa percentual do aumento do nível durante um dado período.
A taxa de crescimento da economia é a taxa a qual cresce o PNB real. O que faz o PNB crescer ao longo