Macroeconomia
A macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como, renda e produtos nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balanço de pagamentos e taxa de cambio.
Uma vez que a empresa deve operar no âmbito macroeconômico, é importante que o Administrador Financeiro esteja ciente de sua estrutura institucional. Precisa também estar alerta para as consequências de diferentes níveis de atividade econômica e mudanças na política econômica que afetam seu próprio ambiente de decisão. Sem compreender o funcionamento do amplo ambiente econômico, o Administrador Financeiro não pode esperar obter sucesso financeiro para a empresa. Deve perceber as consequências de uma política monetária mais restritiva sobre a capacidade da empresa obter recursos e gerar receitas. Precisa ainda conhecer as várias instituições financeiras e saber como estas operam para poder avaliar os canais potenciais de investimento e financiamento.
Através desse conceito, faremos uma análise da macroeconomia da cidade de algumas cidades do Vale do Paraíba, fazendo verificações referentes a: PIB local, PIB per capita, número de habitantes por gênero, nível de emprego, particularidades da economia local, entre outras informações relevantes.
São José dos Campos
Tem Produto Interno Bruto (PIB) equivalente a R$ 24,1 bilhões, o oitavo entre as maiores cidades do estado e 22º do país, e PIB per capita de R$ 38.335,58. Localizada a 96 km da capital de São Paulo, São José tem uma população de 643.603 mil habitantes
Suas principais atividades são:
O setor industrial, característica marcante do município, é Indústria - O setor industrial, característica marcante do município, é responsável por 70,52% de sua atividade econômica. Emprega aproximadamente 50.000 responsável por 70,52% de sua atividade econômica. Emprega aproximadamente 50.000 pessoas, em 720