macroeconomia
Profª Geórgia
1. Agregados Macroeconômicos
Macroeconomia: ramo da Economia que trata dos agregados macroeconômicos (produto, renda, consumo, investimento, exportações, importação, gastos governo, dentre outros) e sua interdependência.
Algumas das preocupações da macroeconomia são: elevação do nível de empregos, estabilização dos preços, distribuição de renda, crescimento da economia, etc. A estrutura macroeconômica pode ser subdividida em cinco grandes mercados:
• Mercado de Bens e Serviços: estuda a determinação do nível de produção agregada e do nível de preços.
• Mercado de Trabalho: admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.
• Mercado Monetário: Analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central, órgão responsável pela determinação da taxa de juros.
• Mercado de Títulos: Analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e dificitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.
• Mercado de Divisas (moedas): depende do fluxo das exportações/importações e das entradas/saídas de capitais financeiros.
- Mensuração dos agregados macroeconômicos dá-se pela Contabilidade Social (Nacional)
- Conceitos básicos: produto, renda e despesa agregados => medidas de desempenho econômico e bem-estar da sociedade.
PRODUÇÃO: “atividade social que visa adaptar a natureza para criação de bens e serviços que permitam a satisfação das necessidades humanas.”
Na produção existe a combinação de “fatores de produção”, que são os recursos utilizados na produção de bens e serviços. Esta é a principal atividade econômica a ser medida, pois reflete a capacidade de satisfação das necessidades da sociedade.
Para avaliar o desempenho de um país, devemos medir seu produto => Produto vem a ser o somatório de tudo que foi produzido em um país durante determinado período de tempo. É a partir do