Macroeconomia
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS/ contábeis
ANA PAULA C.A
DEBORA CA.225
LUIZA C.A
MIRIAM B. sOUZA C.a. 22566169
NATHALIA C.A
crise economica de 2008
são paulo
2010
UNICID- UNIVERSIDADE DA CIDADE DE SÃO PAULO
ANA PAULA C.A
DEBORA CA.225
LUIZA C.A
MIRIAM B. sOUZA C.a. 22566169
NATHALIA C.A
crise economica de 2008
Trabalho apresentado ao Curso de Administração/ Contábeis para Universidade da cidade de São Paulo para a disciplina de Macroeconomia.
Prof. Rogério Tineu
são paulo
2010
1. Quais as origens da crise?
As origens são: * redução significativas da taxa de juro nos EUA , a taxa básica caiu: 6% no inicio de 2001 e 1% em meados de2004; * Expansão da demanda por empréstimos, * Elevação dos preços dos imóveis: tomada de mais empréstimos para ganhos imobiliários; * Desregulamentação do setor financeiro: alavancagem, * Desregulamentação financeira:empréstimos subprime, * Menor dinamismo setor real, * Deslocamento do capital do setor produtivo, * Globalização financeira.
2. Qual foi o papel do estado diante da crise?
Anunciar um pacote de ajuda fiscal: * redução das taxas de juros * expansão dos gastos públicos * redução de carga tributária * estimular a FBKF * políticas comerciais restritivas
Além disso, o banco central do Estados Unidos reduziu o juro em 2,25 ponto percentual – de 5,0% ao ano (em Junho de 2007) para 3% ao ano. Mas o corte de juros nos EUA tem ação limitada. Quem está com dificuldade para pagar suas contas não vai consumir mais. Contudo, poderá se endividar mais para pagar empréstimos antigos.
3. Existe relação entre o neoliberalismo e a crise 2008? Explique.
Sim, pela excessiva liberalidade com que o Estado norte-americano tratou a questão da alavancagem bancária. Assim como o que é preconizado no referencial teórico neoliberal, o governo dos EUA deu liberdade de atuação a seu