Macroeconomia
Tiago Anjos
Nuno Costa
7 de Dezembro, 2011
Sumário
O tema do nosso trabalho é o tema A (Mercado de trabalho em Portugal). Com este trabalho pretendemos mostrar como tem evoluído o Mercado de trabalho em Portugal nos últimos anos.
Vamos também abordar as suas componentes, isto é, factores que se relacionam com o Mercado de trabalho, e que de alguma forma contribuem para a sua evolução, tais como: desemprego, emprego, qualificações, profissões, remunerações e sectores de actividades. Para cada uma destas componentes, pretendemos analisar como têm evoluído num período recente e para verificar estas evoluções, utilizaremos gráficos e estatísticas que nos permitam observar e retirar as nossas conclusões.
Introdução
Antes de falarmos de Mercado de Trabalho, abordemos primeiro algumas noções importantes tais como: mercado e modelo da procura- oferta.
Então o que é um mercado?
Um mercado é o meio no qual diversos agentes económicos interagem, para isso procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou até por outros bens.
Os mercados equilibram-se através do modelo da procura- oferta. Este modelo tem como objectivo estabelecer os preços e quantidades que serão mercantilizados num determinado mercado.
Por procura entende-se o preço máximo que os consumidores estão dispostos a pagar (ou quantidade de um bem que os consumidores estão dispostos a comprar, consoante vários factores e preferências); por oferta entende-se o preço mínimo que as empresas estão dispostas a receber. Quando a oferta iguala a procura, isto é, quando preço correspondente para as mesmas quantidades de oferta e procura se iguala, ocorre um equilíbrio de mercado.
A procura é influenciada por vários factores (rendimentos, gostos, entre outros), mas aquele factor que possui maior destaque é sem dúvida o preço. Devido à importância que este factor tem para os consumidores podemos estabelecer uma relação. Essa relação denomina-se curva da procura (Demand)