Macroeconomia
Questões (1, 4, 5 e 7) Paginas 63 e 64
01 – Em que sentido o ataque dos clássicos contra o mercantilismo foi importante na formação das visões dos economistas clássicos sobre as questões macroeconômicas?
Os economistas clássicos acentuavam o papel dos fatores reais, por oposição aos monetários, na determinação das variáveis reais, como a produção e o emprego. A moeda teria na economia somente a função de troca. Os economistas clássicos insistiam nas tendências de auto-regulação das economias. Entre as ações consideradas desnecessárias e, geralmente, prejudiciais, pelos economistas clássicos, estavam as políticas do governo para assegurar a adequação da demanda à produção.
04 – Suponha que o gosto do público mude de tal modo que o lazer venha a ser mais desejável que as mercadorias. Em sua opinião, de que modo essa mudança afetaria o produto, o emprego e o salário real do modelo clássico?
Ao tomar a decisão trabalho-lazer, ele está preocupado com o poder de compra, em termos de bens e serviços, que adquire por unidade de trabalho. Se, por exemplo, seu salário monetário aumentasse de $2 por hora para $4 por hora, mas os preços de todos os produtos dobrassem, após a mudança ele estaria ofertando a mesma quantidade de trabalho que ofertava antes. Supõe-se que mais trabalho seja ofertado se os salários reais forem mais altos. Isso reflete o fato que, em termos de renda não recebida, um salário real mais alto significa um maior preço do lazer. A esse preço mais alto assumimos que o trabalhador escolherá ter menos lazer.
05 – Denominamos a visão clássica do mercado de trabalho como uma caracterização de mercado leiloeiro. Quais são as suposições subjacentes nessa caracterização?
Preços e salários perfeitamente flexíveis e informações perfeita sobre os preços de mercado, por parte de todos os participantes.
07 – Quais fatores são os principais determinantes do produto e do