Macroeconomia e microeconomia
Algumas das variáveis mais usadas são o Produto Interno Bruto, a taxa de desemprego, os níveis de impostos ou a taxa de juros, entre outros.
A microeconomia é a parte que se encarrega do comportamento de cada ator econômico de forma individual, como podem ser as famílias, as empresas ou os trabalhadores.
Nela se analisa de forma exaustiva leis como a da oferta e demanda, entre os consumidores e os ofertantes, o nível de preços, ou a elasticidade de cada produto. Isto é, o como se chega a um acordo entre as necessidades dos consumidores e das empresas que oferecem os bens e serviços, bem como todas as variáveis "psicológicas" que podem afetar, como a qualidade do produto ou as diferentes necessidades de cada pessoa.
1.1 Principais estruturas do Mercado
Referente a estrutura de mercado, são considerados fatores como a participação do governo, diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical, elasticidade de demanda e economias de escala de produção.
Os avanços tecnológicos e as inovações contribuíram muito para a melhora da estrutura e o crescimento do setor.
Por parte das empresas as estratégias adotadas pelas empresas quanto a preços, produtos diferenciados, propaganda, colusão e investimentos em pesquisas e inovações.
Um dos fatores que contribuíram muito para essa mudança estrutural ocorrida no segmento varejista no rio Grande do sul, foram as entradas de redes estrangeiras, primeiramente com o Carrefour, depois o grupo Sonae, que investiu muito no setor abrindo novas lojas e pelas fusões e aquisições de